Cuidados especiais

Como fazer um limpeza e manutenção nas esquadrias de forma efetiva?

9/14/20232 min read

a person holding a bottle
a person holding a bottle

As esquadrias devem ser limpas com um pano ou esponja macia, água e detergente neutro diluído a 5%. Para alcançar os cantos de difícil acesso, é recomendado o uso de um pincel ou escova de cerdas macias embebido na mesma solução de água e detergente neutro. No caso dos vidros, é suficiente utilizar água e detergente neutro, e secá-los com um pano limpo e macio. É importante destacar que produtos abrasivos, como palha de aço ou ácidos, não devem ser utilizados na limpeza.

A limpeza de persianas de enrolar externas requer cuidados especiais, e é preferível que seja realizada por um profissional experiente. Na sua grande maioria possuem uma caixa que abriga o sistema de enrolar, cuja tampa é removível pelo lado interno do ambiente, com a remoção da tampa da caixa, expõe o lado externo das lâminas da persiana.

Além disso, é recomendado que a limpeza dos produtos anodizados seja feita de acordo com os prazos indicados: A13 - 18 meses; A18 - 12 meses; A23 - 6 meses.

Não devem ser utilizados!

A seguir uma lista de produtos e objetos que não devem ser utilizados no processo de limpeza de fachadas e esquadrias de alumínio:

a) detergente de cozinha que possui secantes, sais de sódio, potássio e outros componentes agressivos;

b) saponáceos ou detergentes combinados com saponáceos;

c) sabão comum, de qualquer tipo (em barra);

d) sabão em pó, do tipo usado em máquina de lavar;

e) vinagre ou produtos ácidos e alcalinos, mesmo quando diluídos em água atacam a pintura e as borrachas de vedação;

f) tíner, querosene, desengraxante ou qualquer outro produto derivado de petróleo que pode agredir borrachas e elementos vedantes;

g) esponjas de aço;

h) vaselina, tanto sólida quanto líquida, que fixa a poeira na superfície e se transforma em elemento abrasivo;

i) produtos com álcool que ressecam os componentes plásticos e borrachas;

j) facas, espátulas, lâminas e demais ferramentas contundentes;

k) outros produtos ou objetos que possam danificar a esquadria e seus componentes.

Estes produtos, além de atacar os componentes de plástico e vedantes de borracha, vão danificar a camada anódica ou de pintura que dá proteção ao alumínio, tirando-lhes o brilho e causando manchas e fissuras, por onde tem início a corrosão, o que compromete definitivamente a beleza e o funcionamento das esquadrias.